28 de setembro de 2007

Simplesmente Cinema Recomenda


OS SONHADORES
( The Dreamrs, 2003)
de Bernado Bertolucci

“Um jovem cineasta é um espreitor. Um Voyeur. Como se a câmera fosse o buraco da fechadura dos pais. Você os espia, fica enjoado, sente-se culpado, mais não consegue desviar o olhar”, essas são as palavras do jovem Matthew. Diálogo, que parece um polco solto, é revelador. Porém no filme, Bernardo Bertolucci não conduz a câmera para o buraco da fechadura do quarto dos pais, mas para a dos filhos.

Descrever “Os Sonhadores“, não é nada fácil. Sem duvida uma das maiores dificuldades reside no fato do filme ter ligações diretas e indiretas com dezenas de clássicos cinematográficos. Por mais que se pesquise, por mais que se faça ligações, sempre fica faltando algo e termina que você não viu todos os filmes citados. A mente viaja em busca de explicações. Não é qualquer filme que faz isso com uma pessoa, Os Sonhadores faz o espectador sonhar.

Vamos situar a trama que move o filme: Fevereiro à maio de 1968, em Paris, no estupim da revolução que colocou estudantes frente a frente com a polícia e entrou para historia mundial. E neste ambiente que dois rapazes e uma garota dividem a paixão pelo cinema, desejo de mudar o mundo (cada qual do seu jeito), um espaço na mesma banheira e muito vinho.

O inicio do filme, nos permite reflexões, por mais que os fatos seja verídicos, a visão cinematográfica de Bertolucci escancara a idéia de que o cinema foi o grande responsável pelas manifestações políticas que vieram a seguir. Tornando algo a se pensar.

Bertolucci homenageia uma serie de filmes consagrados do cinema, “A qual filmes estou imitando?” frase que estabelece um tipo de jogo entre os atores.

O três jovem ate certo momento da narrativa, não parecem compreender a diferença entre a realidade e a ficção. Uma das referencias explicitas e do desenho “A dama e o vagabundo” que é um retratado no encontro de Isabelle e Mattahew, sentados numa mesa de bar, dividindo um mesmo copo, 2 canudos , bebendo ate o fim e a câmera fecha os 2, que se olham.

Os Sonhadores se dividi entre o prazer e a política, individuo e a sociedade, entre o barulho das ruas e o silencio dos quartos. Os Sonhadores é um retrato antigo de um tempo que se foi para numa mais voltar, e por mais que se escreva, parece que não basta.


... Cuspido por Raphael, e informações adicionais IMDB.

LUZ , CÂMERA , AÇÃO ...CORTA.

14 de setembro de 2007

Quais os filmes da sessão da tarde que você mais gostava?

Quando falamos "Filmes Sessão da Tarde" não estamos falando especificamente de filmes da Globo, mas também de filmes do finado "Cinema em Casa" do SBT ... Essa pergunta pode-se dizer que não tem uma resposta, que provavelmente vai render uma boa discussão que vai gerar varias opiniões, resolvi arriscar e trazer um humilde TOP 10...

10 .: Dias de Trovão (Days of Thunder, 1990)

Cole Trickle (Tom Cruise) é um jovem piloto de stock car que tem muito talento, mas nenhuma idéia de como realizar este dom para obter vitórias. Porém, as coisas mudam quando Tim Daland (Randy Quaid) convida Harry Hogge (Robert Duvall), um veterano piloto de stock car, a construir um carro e contratar Cole para dirigi-lo.

A partir de então Harry precisa passar para Cole sua filosofia de vitória e ensiná-lo como transformar seu talento cru em sucesso. Cole imediatamente entra em conflito com Rowdy Burns (Michael Rooker), o piloto mais badalado do circuito, mas esta rivalidade acaba criando um acidente, que manda ambos para o hospital. Por causa dos seus ferimentos, Rowdy é forçado a abandonar a competição.


9.: O Ultimo Americano Virgem (The Last American Virgin, 1983 )

O último americano virgem dirigido por Boaz Davidson em 1982 lotou as salas de cinema. Este filme é um clássico no gênero cujo tema central é sexo, ou melhor, a virgindade masculina.

Um sexo adolescente que acaba sendo mais cómico do que picante ambientado em Los Angeles Califórnia,que conta à história de Gary, Rick e David. Três amigos e um problema imenso para eles a virgindade de Gary.
Gary o protagonista principal do filme a ele se da o titulo
de o ultimo americano virgem devido que é o ultimo dos três amigos a perder a virgindade, onde Gary é sensível e se apaixona a primeira vista por Karem.


8.: Clube dos 5 (Breakfast Club, 1985)

Dirigido por John Hughes o filme conta a história de cinco adolescentes: três rapazes e duas garotas com perfis bastante diferentes, uma mistura interessante de drama e comédia. O atleta, a princesa, o criminoso, o gênio e a complicada impossível não se identificar com um dos personagens.
Confinados num sábado na biblioteca da escola “Shermer”, em Ilinnois por terem cometido infrações educacionais recebem como punição a tarefa de escrever uma redação comentando em 1000 palavras sobre si.São pessoas bem distintas que com o passar das horas apesar das discussões, brigas e hostilidades acabam se aceitando e fazendo várias confissões relatando os motivos por estarem ali conotando a culpa aos pais. O que parecia tedioso torna-se agradável. O interessante do filme é a quebra dos estereotipo dos personagens isso ocorre na cena na qual fumam maconha e a partir daí começam aceitar uns aos outros.
Acabam por fim tornado-se amigos e até um casal de namorados. Um dos mistérios do filme é a presença do cérebro da escola estar ali recebendo a punição. E a grande duvida continuar sendo amigos na segunda-feira? Os questionamentos revelam a ilusão da vida escolar na qual demonstram que as pessoas não aceitam as diferenças levando o personagem Brian Johnson as lágrimas. Como apresentar para sua turma seus nov
os amigos?


7.: Conta Comigo (Stand By Me, 1987)

Em uma pequena cidade florestal do Oregon, quatro amigos - o sensível Gordie (Wil Wheaton), o durão Chris (River Phoenix), o destemido Teddy (Corey Feldman) e o acovardado Vern (Jerry OConnell) - estão à procura do corpo de um adolescente desaparecido. Querendo ser heróis diante dos amigos e aos olhos da cidade, eles partem numa inesquecível viagem de dois dias que se transforma em uma odisséia de auto descoberta. Eles fumam escondidos, contam casos assustadores e descobrem que precisam ficar unidos e encontrar forças que nem imaginavam possuir. Conta Comigo é um filme raro e especial sobre a amizade e as indeléveis experiências do crescimento. Cheio de humor e suspense, o filme é baseado no romance "O Corpo", de Stephen King.


6.: Te pego la fora (Three O`Clock High, 1987)

Jerry Mitchell (Siemaszko) é um pacato estudante secundário que, sem querer, entra em atrito com Buddy Revell (Tyson), um violento estudante que acaba de entrar para o colégio. Buddy desafia Jerry para uma luta às três da tarde, no pátio do colégio. Apavorado, Jerry tenta de tudo para escapar – paga, com dinheiro roubado da caixinha, outro estudante para lutar em seu lugar, tenta ficar de castigo, é apanhado com uma arma, recorre aos amigos, à irmã Brei (Glick) e à namorada Franny (Ryan) -, mas acaba tendo mesmo de enfrentar o grandalhão Buddy.


5.:Mulher Nota 1000 (Weird Science, 1985)

Gary e Wyatt são dois típicos nerds. E querem o que todo menino de 16 anos quer: amigos, popularidade, ir bem na escola. Ahn... nada disso. Eles querem mesmo é conhecer garotas. Mas, como bons nerds, não são muito bons nisso (afinal, não é desses sujeitos tímidos e desajeitados que todas as comédias românticas de adolescentes são feitas? O que seria da gente sem eles?).
Um dia, vendo um filme de “Frankestein”, eles têm a mirabolante idéia: já que não conseguimos sozinhos, porque não criar uma personal-mulher-perfeita?! Para isso, eles usam vários recortes de revista de mulher pelada e foto
s que encontram em sites na internet pré-histórica que já existia na época. Eles colocam os dados no computador de Wyatt (um Memotech MTX512), e... a geringonça (hoje seria peça de museu!) começa a fazer uns barulhos estranhos, parece que sofre um curto-circuito. De repente, a porta do banheiro começa a tremer e explode. Através de uma fumaça iluminada de rosa, eles vêem... Kelly LeBrock (Lisa, no filme). Eles conseguiram! E a mulher nota 1000 é muito mais do que o que eles esperavam: além de gata(bocão, pernão, peitos e... ahn, um cabelo gigantesco devia ser bonito na época), ela é esperta e muito bacana. Logo consegue transformar os garotos em super-populares e os ajuda a conquistar as garotas de seus sonhos.

Lisa consegue até dar um jeito no irmão mala de Wyatt, Chet. Como os irmãos mais velhos de filme, ele é fortão e adora deixar a vida dos outros um inferno. Mas nada em que Lisa não possa dar um jeito, é claro. Depois de resolver os problemas dos garotos e depois de metê-los em um monte de confusões, Lisa vai

embora, em seu carro vermelho.


4.: Sem Licença para Dirigir (License To Drive, 1988)

Grande clássico do cinema dos anos 80. Corey Haim, um dos mais cobiçados galãs da época, é Les, um garoto que só quer impressionar a namorada Mercedes (Heather Graham). Para isso, ele pega emprestado o carro do pai, mesmo sem ter licença para dirigir. Para comemorar a primeira noite com a “suposta” carta, afinal que mal tem em dar uma voltinha com o carro?


3.:Namorada de Aluguel (Can't Buy Me Love, 1987)

Ronald Miller (Patrick Dempsey) é um jovem tímido e trabalhador, que sempre sonhou em ser popular no colégio. Quando ele descobre que Cindy Mancini (Amanda Peterson), uma garota linda que todos os garotos paqueram, está precisando de 1000 dólares ele surge com uma insólita proposta: empresta o dinheiro a ela e em troca ela deverá fingir ser sua namorada. Ela topa e, com sua ajuda, ele acaba se tornando um dos garotos mais populares do colégio.


2.: Os Goonies( The Goonies, 1985)

“Goonies never say die!” Depois de 20 anos, o filme não cansa. As aventuras dos meninos das docas Goon ainda deixam aquele gostinho de infância, e saudade. Os Goonies são uma turminha de amigos de uma pequena cidade. Mike é o menino espertinho, idealista, com mania de trocar as palavras. Brand é o irmão mais velho, que no começo parece mandão e meio chato, mas acaba virando criança de novo quando se envolve com a aventura.
Aliás, quem é que é que não se empolga e fica mais animado depois de assistir os Goonies?
No bairro em que todos moram, uns empresários querem demolir todas as casas para construir um campo de golfe. Mas não se os Goonies puderem impedir! Mas, para isso eles precisam de dinheiro para a hipoteca. É então que, no sótão da casa de Mike, descobrem um mapa espanhol do século XVIII. Ele leva ao tesouro de Willy Caolho, escondido em uma caverna protegida por armadilhas armadas pelos piratas. Eba! Eba! Parece uma aventura de livro... ou história pra criança dormir. Pelo comentário, Brand é amarrado na cadeira, enquanto os meninos pegam as bicicletas.


1.: Curtindo A Vida Adoidado(Ferris Bueller´s Day Off, 1986)

"Life moves really fast. If you don´t stop to look around once in a while, you can miss it". Ou, para quem viu a versão dublada na sessão da tarde: "A vida passa muito depressa. Se não paramos para curti-la, ela escapa por nossas mãos". Em "Curtindo a Vida Adoidado", o protagonista Ferris Bueller consegue um dia perfeito: matar aula com a namorada e o melhor amigo para passear pela cidade numa Ferrari e... fazer o quê? "A pergunta não é o que vamos fazer, mas o que não vamos fazer". Eles só fazem coisas legais, de um jeito que causa inveja a qualquer adolescente - e, mais ainda, a quem há tempos já saiu da escola.

Carpe Diem! O filme começa com Ferris Bueller, canastrão, fingindo que está doente para não ir à escola. E o pior é que funciona (para a raiva da irmã, Jeanie Buller). Ferris justifica: "É infantil e estúpido, mas... a escola também é", e começa a pôr seu plano em prática. Mas a cena que ficou pra história é a de Ferris, durante a parada de Chicago, cantando "Twist and Shout" Curtindo a Vida Adoidado é um clássico é por isso fica sendo o TOP 1 ... da minha humilde lista.


Essa foi uma pequena listagem de 10 classicos, mas não podemos esquecer dos que ficaram de fora :

  • De Volta Para o Futuro
  • Karate Kid
  • Jogue A Mamãe do Trem
  • Porky’s
  • Caçadores de Emoção
  • Vôo do Navegador
  • Garotos Perdidos
  • Esporte Sangrento
  • Lambada! A dança Proibida
Nossa tem tantos, poderia ficar a noite toda. Escrevendo diversos Titulos... mas vou terminar por aqui e deixar o resto com vocês se acharam que algum marcou ou ate mesmo a sua Top10 fique avontade.

Cuspido por ...Raphael e informações adicionais IMDB e CinePlay.

11 de setembro de 2007

Simplesmente Cinema Recomenda


Apresentando agora um digno exemplar de uma das maiores (se não for a maior) cinematografias do mundo, mas pouco explorada em nosso país. Falo do cinema indiano. Rang De Basanti, em português Pinta-me Da Cor do Açafrão, foi um super sucesso hindu e selecionado pelo país para a disputa do Oscar 2007. Com significativos 8.5/10 (5,130 votes) no IMDB, também foi indicado ao BAFTA 2007 na categoria melhor filme em língua não-inglesa.

"A produção, que por incrível que pareça tem muito a ver com o nosso próprio Brasil, é um filme sobre o despertar da juventude. Sobre defender convicções. Onde o espírito de rebelião transcende tempo e era.

Na história, uma jovem inglesa acha o diário de seu avô que serviu na polícia britânica na Índia, início do século XX. Entusiasmada, planeja fazer um filme sobre os revolucionários mencionados no diário. Em Nova Déli, escolhe o elenco de revolucionários num grupo de cinco amigos, que produtos da Índia moderna, não se identificam de imediato com estes personagens do passado, já que fazem parte de uma geração de indianos que acreditam em consumismo.

Para eles, assuntos como patriotismo e dar a vida por convicções, é matéria para livros. Focalizando muitas das tendências contraditórias que existem na Índia e no mundo de hoje, a narrativa, sempre colorida, vibrante, com muita música, apresenta as histórias dos jovens e mostra o amadurecimento deles, que aprendem na pele a importância do sacrifício pessoal para ajudar a construir uma sociedade ideal. "

Um filme trabalhoso, mas que me deixa orgulhoso em participar da sua divulgação.

Cuspido por ...Raphael e informações IMDB e PostBlogger

8 de setembro de 2007

Simplesmente Cinema Recomenda



Into the Wild é um filme, baseado em factos reais, sobre a história de Christopher McCandless. Descrita em 1996 pelo autor Jon Krakauer, o livro tornou-se num best-seller. Sean Penn (Mystic River) ficou muito interessado adaptar esta obra literária para o cinema e conseguiu. Quase sete anos depois de ter começado a trabalhar no projecto, Into The Wild está a chegar às salas de cinema neste ano. Já tendo estreado em Nashville (EUA) no mês passado, as críticas sobre o filme já podem ser lidas na Internet.

Emile Hirsch carrega muito bem a difícil tarefa de ser, na maior parte do tempo, o único ser humano em cena , os elogios são muito positivos, o que não me espanta já que ele tem vindo a mostrar desde O Clube do Imperador e Heróis Imaginários as suas aptidões para o mundo da representação. Ele consegue carregar muito bem a difícil tarefa de ser, na maior parte do tempo, o único ser humano em cena.

Into the Wild conta assim a vida de Christopher McCandless (Emile Hirsch), um jovem recém licenciado da universidade de Emory em 1992. Com 22 anos, Christopher tem um futuro promissor com uma boa carreira profissional mas ele decide aventurar-se numa caminhada solitária. Deixando para trás a sua família e as suas posses monetárias, ele parte para o norte da América, mais precisamente para o Alasca. Durante a viagem ele enfrenta diversos obstáculos que ele tem a necessidade de enfrentar. Nesta jornada McCandless vive como um eremita.


O filme conta com a vencedora do Óscar Marcia Gay Harden (Mystic River), William Hurt (Kiss of the Spider Woman), Hal Holbrook (Pueblo), a nomeada para dois prémios da Academia Catherine Keener (Capote), Kristen Stewart ( No Mundo das Mulheres) e Vince Vaughn (Wedding Crashers)

Mais do que uma história de aventura, este filme é sobre o valor da família, do lar e da busca da felicidade e da verdade. Estas mensagens são acompanhadas com a banda sonora do premiado compositor argentino Gustavo Santaolalla, que ganhou o Óscar em 2006 e 2007 pelos filmes O Segredo de Brokeback Mountain e Babel. O líder dos Pearl Jam, Eddie Vedder, também participa na banda sonora e as músicas já podem ser ouvidas no sítio oficial do filme e no próprio trailer.

Conhece a verdadeira natureza e diversas personagens que o vão ensinar a essência da vida.

Into the Wild tem estreia marcada para o dia 21 deste mês. Nas salas portuguesas o filme pode ser visto a partir de 29 de Novembro.