OS SONHADORES
( The Dreamrs, 2003)
de Bernado Bertolucci
“Um jovem cineasta é um espreitor. Um Voyeur. Como se a câmera fosse o buraco da fechadura dos pais. Você os espia, fica enjoado, sente-se culpado, mais não consegue desviar o olhar”, essas são as palavras do jovem Matthew. Diálogo, que parece um polco solto, é revelador. Porém no filme, Bernardo Bertolucci não conduz a câmera para o buraco da fechadura do quarto dos pais, mas para a dos filhos.
Descrever “Os Sonhadores“, não é nada fácil. Sem duvida uma das maiores dificuldades reside no fato do filme ter ligações diretas e indiretas com dezenas de clássicos cinematográficos. Por mais que se pesquise, por mais que se faça ligações, sempre fica faltando algo e termina que você não viu todos os filmes citados. A mente viaja em busca de explicações. Não é qualquer filme que faz isso com uma pessoa, Os Sonhadores faz o espectador sonhar.
Vamos situar a trama que move o filme: Fevereiro à maio de 1968, em Paris, no estupim da revolução que colocou estudantes frente a frente com a polícia e entrou para historia mundial. E neste ambiente que dois rapazes e uma garota dividem a paixão pelo cinema, desejo de mudar o mundo (cada qual do seu jeito), um espaço na mesma banheira e muito vinho.
O inicio do filme, nos permite reflexões, por mais que os fatos seja verídicos, a visão cinematográfica de Bertolucci escancara a idéia de que o cinema foi o grande responsável pelas manifestações políticas que vieram a seguir. Tornando algo a se pensar.
Bertolucci homenageia uma serie de filmes consagrados do cinema, “A qual filmes estou imitando?” frase que estabelece um tipo de jogo entre os atores.
O três jovem ate certo momento da narrativa, não parecem compreender a diferença entre a realidade e a ficção. Uma das referencias explicitas e do desenho “A dama e o vagabundo” que é um retratado no encontro de Isabelle e Mattahew, sentados numa mesa de bar, dividindo um mesmo copo, 2 canudos , bebendo ate o fim e a câmera fecha os 2, que se olham.
Os Sonhadores se dividi entre o prazer e a política, individuo e a sociedade, entre o barulho das ruas e o silencio dos quartos. Os Sonhadores é um retrato antigo de um tempo que se foi para numa mais voltar, e por mais que se escreva, parece que não basta.
... Cuspido por Raphael, e informações adicionais IMDB.
LUZ , CÂMERA , AÇÃO ...CORTA.
14 comentários:
Legal o Blog heim, vou voltar com certeza, já vi esse filme, bem legal! Se der passa no meu!
http://sentounagraxa.blogspot.com
Parece ser muito bom este filme, misturando várias intimidades jovens! Boa dica!
Como assim esse filme é de 2003 e nem conheço? Acho que tô por fora mesmo!
É bom que o blog me dá dicas do que assistir!
Bjocas
ha! entrei aqui no blog esses dias e curti as críticas e recomendações, e hoje vejo um dos meus filmes preferidos aqui haha!
muito bom mesmo, você literalmente sonha e as imitações deles são bem fodinhas hein
:*
Muito bem feito o seu blog. Parabéns!
po, ainda não conhecia esse filme, mas pela crítica parece ser legal...
espero vê-lo...
abraço
Olá Raphael, bom dia! Valeu pelo comentário lá no meu blog. Vou mesmo fazer o que sugeriu, e falar por onde anda o McGayver de Profissão Perigo. E também de outros seriados.
Vejo que você é apaixonado por cinema.
Eu amo filmes de comédia e musicais.
Quais recomenda?
Abraços! Valeuuuuuuuuu!!!
os sonhadores é fabuloso! outro dia vi um filme que me remeteu a esse imediatamente... Amantes Constantes...
Fantastico seu blog! Muito bem feito e muito bom gôsto!
po, cara...
procurei esse filme no emula, mas não achei nada sobre...
será q vc sabe algum lugar q tenha?
abraço
meu e-mail:
[bp_lima@yahoo.com.br]
aceita troca de links, cara?
anbraço
nunca ouvi falar desse filme...
parece ser ótimo!
bjs
;*
Nunca tinha ouvido falar desse filme, pelo o que você escreveu sobre ele, parece ser muito interessante, eu vou assistir ele.
Abraço.
Pow esse filme parece ser muito bom.
Parece ter um enredo bem intrigante.
vou procurar por ele pra assistir.
Blog Esponja ®
www.blogesponja.net
Postar um comentário