O PLANO PERFEITO
( Inside Man, 2006 )
de Spike Lee
“Preste bastante atenção ao que vou escrever porque escolhi cuidadosamente as palavras”. O Plano Perfeito.
Este Filme é um daqueles que, se você contar um pouquinho mais do que deve, estraga a surpresa de quem ainda não assistiu. Logo no começo do filme, Dalton Russel ( Clive) utiliza a fórmula básica de narração para compor sua história: quem , o que , por que , quando , onde e , o mais importante, como. Segundo o próprio título sugere, o plano perfeito para roubar o banco e não ser capturado; este é o enredo.
Com as entrelinhas, o roteiro de Russell Gewirtz, multiplica sua abrangência, seu alcance. Em praticamente todas as cenas, o filme abre espaço para a discussão ética, criando um painel sobre a diferença.
Como se não bastasse o roteiro e o diretor a trama traz elenco dos mais bem selecionados, verdadeiros talentos como Denzel Washington, Jodie Foster, Clive Owen, Willem Dafoe, Christophe r Plummer e Chiwetel Ejiofor, atores que acompanhamos com genuíno prazer cinéfilo – é de uma satisfação sem igual ver filme recheado com diálogos inspirados ditos por gente tão afiada e interessada. Owen, já um sinônimo de competência, interpreta Dalton Russell, um d esses golpistas astutos e que, somos convencidos, tem mesmo um plano perfeito entre suas palavras cuidadosamente escolhidas. Auxiliado por alguns comparsas, o sujeito inicia clássico assalto a banco, trancando o local e mantendo significativa quantidade de reféns assustados.Agindo contra o interesse de Russell está o Detetive Keith Frazier (Denzel Washington, provando que ainda sabe compor um tipo sem cair na caricatura), responsável por negociar com os criminosos a libertação dos reféns. E representando os objetivos da elite está Madeliene White (Jodie Foster), uma elegante figura que utiliza todos os favores a seu alcance – inclusive os do prefeito – para cumprir sua meta.
Todos os clichês do gênero estão lá: furgões disfarçados, bandidos mascarados, autoridades que se desentendem, reviravoltas e um mocinho em ponto baixo da carreira que precisa dar a volta por cima. Mas Lee é esperto o suficiente para deixá-los em segundo plano e destacar o que realmente lhe interessa: mostrar o caldeirão étnico que hoje é a cidade de Nova York.
O Plano Perfeito é um thriller que vai muito além do puro entretenimento nos presenteando com um rico retrato de observações sobre a natureza humana e o comportamento. Uma pequena obra prima brilhantemente construída que merece ser observada de perto agora e sempre.
LUZ , CÂMERA , AÇÃO ...CORTA.