27 de outubro de 2007

Simplesmente Cinema Recomenda



O PLANO PERFEITO
( Inside Man, 2006 )
de
Spike Lee


“Preste bastante atenção ao que vou escrever porque escolhi cuidadosamente as palavras”. O Plano Perfeito.

Este Filme é um daqueles que, se você contar um pouquinho mais do que deve, estraga a surpresa de quem ainda não assistiu. Logo no começo do filme, Dalton Russel ( Clive) utiliza a fórmula básica de narração para compor sua história: quem , o que , por que , quando , onde e , o mais importante, como. Segundo o próprio título sugere, o plano perfeito para roubar o banco e não ser capturado; este é o enredo.

Com as entrelinhas, o roteiro de Russell Gewirtz, multiplica sua abrangência, seu alcance. Em praticamente todas as cenas, o filme abre espaço para a discussão ética, criando um painel sobre a diferença.

Como se não bastasse o roteiro e o diretor a trama traz elenco dos mais bem selecionados, verdadeiros talentos como Denzel Washington, Jodie Foster, Clive Owen, Willem Dafoe, Christophe r Plummer e Chiwetel Ejiofor, atores que acompanhamos com genuíno prazer cinéfilo – é de uma satisfação sem igual ver filme recheado com diálogos inspirados ditos por gente tão afiada e interessada. Owen, já um sinônimo de competência, interpreta Dalton Russell, um d esses golpistas astutos e que, somos convencidos, tem mesmo um plano perfeito entre suas palavras cuidadosamente escolhidas. Auxiliado por alguns comparsas, o sujeito inicia clássico assalto a banco, trancando o local e mantendo significativa quantidade de reféns assustados.

Agindo contra o interesse de Russell está o Detetive Keith Frazier (Denzel Washington, provando que ainda sabe compor um tipo sem cair na caricatura), responsável por negociar com os criminosos a libertação dos reféns. E representando os objetivos da elite está Madeliene White (Jodie Foster), uma elegante figura que utiliza todos os favores a seu alcance – inclusive os do prefeito – para cumprir sua meta.

Todos os clichês do gênero estão lá: furgões disfarçados, bandidos mascarados, autoridades que se desentendem, reviravoltas e um mocinho em ponto baixo da carreira que precisa dar a volta por cima. Mas Lee é esperto o suficiente para deixá-los em segundo plano e destacar o que realmente lhe interessa: mostrar o caldeirão étnico que hoje é a cidade de Nova York.

O Plano Perfeito é um thriller que vai muito além do puro entretenimento nos presenteando com um rico retrato de observações sobre a natureza humana e o comportamento. Uma pequena obra prima brilhantemente construída que merece ser observada de perto agora e sempre.

Cuspido por ...Raphael & informações adicionais IMDB e Omelete

LUZ , CÂMERA , AÇÃO ...CORTA.


11 comentários:

Zanfa disse...

Deve ser muito bom, não assisti esse filme.

Mas se for parecido com a trilogia Ocean's Eleven, vale a pena sim. ;D

Fábio Cunha disse...

Esse filme é DUKA!!
Assisti várias vezes, muito bom mesmo!
Aliás, a música de entrada é show de bola.

Recomendo a quem ainda não teve a oportunidade de assistí-lo.

Abraços e parabéns pela escolha.

NaturePlanet disse...

Interessante este blog, sempre que quiser saber sobre um filme, vou acessa-lo...
Abraço

MargaH disse...

nossa! eu quero ver!!!
deve ser mto bom...

gostei do blog! =]

bjs



http://www.meublog-22.blogspot.com/

Fábio Cunha disse...

Rafael, a história continua sim... Já está no capítulo 25, os anteriores estão no blog, disponíveis pra leitura.

Abraços e obrigado pelo comentário.

Renan disse...

Não costumo ver filmes desse estilo, meu favoritos são drama e comédia... Mas não vou deixar de locar... é o estilo do meu pai...

Jéssica Torres disse...

Adoro filmes assim, que nos são um verdadeiro presente e que sempre acrescentam algo em nós.
ótima dica, e descrição do filme, vou procurar assistir!

Jana Cambuí disse...

Assistirei-o, pois. Você sabe mesmo fazer uma resenha, adorei o blog.

*Thâmara_Cristina* disse...

Oi Raphael,é sim,sempre se pensa + cedo ou + tarde.Um blog só de cimena?Adorei!

(¯`·._.·[***Celina***]·._.·´¯) disse...

Ainda não assisti o filme, mas vou assistir, gostei do blog, legal saber sobre os filmes de cinema, assim podemos saber se vale a pena conferir, bjksss

Fabulous King disse...

Muito bom o filme...recomendo...gostei do blog...

www.fabulousking.blogspot.com

Ate+