5 de julho de 2008

Simplesmente Cinema Recomenda

Donnie Darko
(2001)
de Richard Kelly

No horizonte surge o Sol, brilhando sobre as árvores frondosas pinceladas com gotas de orvalho. Prostrado no alcatrão de uma estrada embutida na montanha, jaz um corpo inanimado junto a uma bicicleta derrubada. Acidente? Morte? Qual a ocorrência? De repente, o corpo manifesta movimento e é revelada a silhueta de um adolescente erguendo-se lentamente. Ele contempla o horizonte, monta na sua bicicleta e pedala pela estrada abaixo. Este é apenas mais um amanhecer, na vida bizarra de Donnie Darko.

Donnie Darko (2001) é um filme ambíguo e complexo. O argumento parece demasiado confuso , pois preocupa-se mais em colocar questões fascinantes do que fornecer respostas claras . Isto faz da obra de estréia de Richard Kelly uma raridade em Hollywood, já que os guionistas americanos prezam muito pelos enredos claros, coerentes e bem ordenados. Porém, tudo em Donnie Darko tem uma explicação. Na verdade, este filme sobre viagens no tempo é uma espécie de quebra-cabeças gigante. As soluções estão lá todas escondidas como ovos de Páscoa, mas é preciso saber procurar nos sítios certos.

A referência à Breve História do Tempo, de Stephen Hawking, é uma pista importante.

Hawking admite mesmo que haja pontes ou atalhos, chamados buracos de verme, para chegar às regiões mais distantes do espaço-tempo. Ao regressarmos ao passado através de uma dessas pontes, estaríamos a criar um universo alternativo e faríamos com que o tempo fluísse em dois cursos paralelos.

Como conseguiu Donnie Darko voltar ao passado? O livro A Filosofia das Viagens no Tempo dá-nos a resposta: tudo decorre num Universo Tangente em que o nosso protagonista foi escolhido como Receptor para devolver um Artefato ao Universo Primário. Ora, o Receptor Vivo é muitas vezes abençoado com poderes sobrenaturais, que incluem força acrescida, telepatia e a habilidade de manipular o fogo e a água. Isto explica que Donnie tenha conseguido inundar a escola, incendiar a casa e enfiar o machado na estátua de bronze.

As ações de Donnie Darko são guiadas por Frank, o misterioso Coelhinho Gigante. Todo o esforço do realizador Richard Kelly parece indiciar que o Coelho é uma personagem maléfica: a voz distorcida, os atos de destruição (o incêndio e a inundação) que ele desencadeia. Porém, Frank não tem nada de maligno. Ele é, na verdade, um mensageiro regressado do futuro e a sua intenção são auxiliar Donnie a resgatar a Humanidade da destruição pelo Universo Tangente.

Frank não está só, pois todos os outros habitantes da cidade também auxiliam o protagonista. Eles são os chamados Manipulados Vivos e fornecem continuamente pistas para a solução do mistério: a professora de inglês refere a expressão Cellar Door, que conduzirá o protagonista à casa da Avó Morte; a partida da mãe permite a realização da fatídica festa de bruxas;. No final, todos eles sobreviverão e estarão reunidos na magnífica seqüência ao som da canção Mad World.

Resta saber quem é o grande responsável pela manipulação de todas estas personagens. Uma possibilidade é que ela tenha partido de uma civilização mais evoluída que a nossa: os sonhos de Donnie mostram-nos uma cidade do futuro inundada em água e o próprio Stephen Hawking escreveu que uma tecnologia avançada poderia utilizar com sucesso os buracos de verme. Outra possibilidade é a intervenção divina, que também é sugerida pelo filme. Esta solução tem conseqüências teológicas: Deus não seria um Grande Relojoeiro que dá corda ao mundo e se afasta para nunca mais intervir, mas é, pelo contrário, um criador que pode mudar de idéias e atuar no seu Universo através de milagres.

... Cuspido por Raphael, e informações adicionais IMDB e Cine PT

LUZ , CÂMERA , AÇÃO ...CORTA.

10 comentários:

Unknown disse...

Pessoalmente estes tipos de filmes me cansam... Já há de ter uma trama bem interessante para que me conserve no assento. Parabéns pela matéeria.

Anônimo disse...

Olá,

Sou Stephanie Sarmiento, da empresa HOTWords.

Estou entrando em contato novamente, pois não obtive sucesso da primeira vez. Gostaria de convidá-lo a utilizar a ferramenta HOTWords de Publicidade Contextual.
Nossa proposta de parceria é gerar uma nova fonte de receita por meio dos textos das matrérias e enriquecer o seu conteúdo.

Existem muitos anunciantes interessados em exibir seus anúncios em sites com o perfil do Simplesmente Cinema.

Para você implementar as TAGs do HOTWords, basta cadastrar-se sem custo algum em: http://site.hotwords.com.br/seja_parceiro.jsp?crsource=promo5.

Basta inserir as TAGs (linhas de código) nas páginas onde os anúncios deverão aparecer. A identificação de palavras relevantes é realizada automaticamente pelo sistema.

Para mais informações acesse nosso site: http://site.hotwords.com.br/partners_faq.jsp e leia nossa FAQ.

Estou a disposição para eventuais dúvidas.

Atenciosamente,
--
Stephanie Sarmiento
------------------------------
smarques@hotwords.com.br
www.hotwords.com.br
------------------------------
Phone: 11 3178 2514

Blog Esponja disse...

Esse filme parece interessante.
Da forma como vc descreve sua critica me deixou bem curioso pra vê-lo.

Apesar de não andar assistindo muito filmes assim, eu gosto bastante.

Parabéns os textos estão muito bons!

Blog Esponja ®
www.blogesponja.net

Anônimo disse...

Olá,

Estou entrando em contato novamente para tratar da Parceria Comercial mencionada via e-mail em 06/08/08.
Continuamos interessados no site.

Aguardo um retorno para iniciarmos a negociação.

Grata e à disposição,
Stephanie Sarmiento
------------------------------
smarques@hotwords.com.br
www.hotwords.com.br
------------------------------
Phone: 11 3178 2514

Anônimo disse...

Olá,

Estou entrando em contato novamente para me colocar à disposição ao esclarecimento de dúvidas referente ao e-mail que enviei no dia 13/08/08, tratando da Parceria Comercial entre o Site Simplesmente Cinema com a HOTWords.

Qualquer dúvida ou maiores informações, por favor, entre em contato comigo.

Abraços,
Stephanie Sarmiento
------------------------------
smarques@hotwords.com.br
www.hotwords.com.br
------------------------------
Phone: 11 3178 2514

Anônimo disse...

Sem duvida um grande filme!

Dobby Mal disse...

é... legalzinho teu blog...

Cristiano Contreiras disse...

Cara, sem duvida voce tem feeling e é bem talentoso na percepção, escolha dos filmes e criticas...estou te lendo, te sigo aqui também e linkei ao meu blog!

parabéns por este espaço e o Ruinas!

Érica disse...

Já assisti e não gostei. Muito doido!!!

Érica disse...

Kbçaaaaa, tens um blog!!! Passada. auhuhahuahuauhuhauh
Cerveja??? Yes!!!
auhuhauhauhauh
Saudade gigante, beijos!!!