24 de dezembro de 2007

Simplesmente Cinema Recomenda: Especial de Natal



O ESTRANHO MUNDO DE JACK
(The Nightmare Before Christmas , 1993)
de
Tim Burton
Caso seja realmente necessário enquadrar a produção em uma categoria específica, que seja na dos filmes criados pela maravilhosa mente do cineasta Tim Burton.

“O Estranho Mundo de Jack”, produzido por Tim Burton e dirigido por Henry Selick. Burton, que ficou famoso dirigindo campeões de bilheteria como “Batman” e a nova versão de “O Planeta dos Maca
cos”. Com um estilo único, tendendo para o macabro. Ele contava a história de Jack Skellington, um esqueleto que era o rei do mundo do Halloween mas que, um dia, se apaixona pelo Natal e resolve substituir o Papai Noel.

O filme conta com a técnica de animação chamada de “stop motion”. A técnica consiste em usar bonecos articulados que são fotografados e movidos um quadro de cada vez.



O filme fala sobre como o rei do Halloween, Jack Skellington, fica entediado em fazer todo ano a mesma coisa. Um dia, andando a esmo, ele encontra uma clareira mágica no meio da floresta com uma porta que o leva ao Mundo do Natal. Jack, acostumado ao mundo sombrio e macabro do Halloween, fica encantado com o Natal, a neve, os presentes e com a figura do Papai Noel. Ele volta ao Mundo do Halloween todo animado e decidido a fazer ele mesmo o Natal daquele ano. Para isso ele tem que, primeiro, seqüestrar o verdadeiro Papai Noel. Dá para imaginar as confusões que ele vai causar por causa de sua obsessão. Sua melhor amiga (e que está apaixonada por ele), a boneca de pano Sally, tenta faze-lo mudar de idéia, mas é em vão. Há uma quantidade enorme de personagens estranhos e bizarros, além de Jack e Sally. Há o Dr. Finkelstein, um cientista maluco que pode abrir a própria cabeça, há vampiros que jogam hockey no gelo com cabeças mortas, há três garotinhos capazes das piores traquinagens e há o grande vilão, o Bicho Papão em pessoa. Há também o prefeito de Halloween que, como todo político que se preze, tem duas caras, que ele usa conforme a situação.


Há cenas memoráveis e muito engraçadas, como quando todo o Mundo do Halloween está preparando a sua versão do Natal, embrulhando presentes estranhos como ratos mortos, monstros de vários tipos, cobras venenosas, entre outros. Tudo isso é levado pelo próprio Jack em um trenó voador puxado pelos esqueletos de renas mortas e guiados pelo fantasma do seu cachorro (cujo nariz brilhante guia o caminho). A técnica é impressionante e impecável. Podemos perceber detalhes escondidos em partes do cenário, como ratinhos correndo pelos cantos, água caindo, fumaça, fogo, tudo animado ou acrescentado pelos mágicos dos efeitos especiais. Meses se passavam antes que apenas alguns minutos de filme pudessem ser filmados.

A música é um capítulo à parte. Composta pelo colaborador habitual de Tim Burton, Danny Elfman, ela é vibrante e ajuda a contar a história com letras intrigantes e engraçadas. Elfman compôs toda a trilha sonora, escreveu as letras e também interpretou o papel de Jack.

Uma obra marginal do cinema de animação e algo que nunca tinha sido visto antes da sua criação. E penso que nunca mais se verá nada assim. . O resultado é um delicioso filme que, devido ao seu conteúdo visual e ao argumento singular, ficará para sempre na memória de quem o vê não só como um dos melhores filmes do género alguma vez feitos como uma das experiências mais satisfatórias deste meio tão versátil que é o cinema.

Cuspido por ...Raphael & informações IMDB, Em Cena e Cinema2000.

LUZ , CÂMERA , AÇÃO ...CORTA.

4 comentários:

Anônimo disse...

Show de filme, esse eu quero ver...

Unknown disse...

Nossa! parece ser muito 10, vou querer assistir. Valeu pela dica, bjksss e Feliz Natal!

Jefferson Barbosa disse...

Eu não sei, mas eu não vou com a cara desse filme. É algo meio que julgar pela capa!

Anônimo disse...

Stop-motion surge como grande recurso para os cineastas dessa área de animação. Encarece bastante a produção, mas, como resultado final, produz um efeito que diferencia o filme. Se a trama for pelo menos divertida, é uma boa pedida para essas férias.

www.rolablog.zip.net