2 de março de 2008

Simplesmente Cinema Recomenda

O Anjo Exterminador
(El Ángel Exterminador, 1962)
de
Luis Bunuel

"A moral burguesa é, para mim, uma imoralidade contra a qual há de se lutar; esta moral que se baseia em nossas instituições sociais mais injustas como o são a religião, a pátria, a família e a cultura, em suma, o que se denomina os pilares da sociedade." Luis Buñuel

O retrato da burguesia de Buñuel é o mais vil e cruel, desumana e imoral faceta da sociedade: hipocrisia, o adultério, a vaidade, a desconsideração ao próximo, os maldizeres, a imoralidade (a qual é tratada com a maior naturalidade e complacência), e inevitável ironia sórdida. Além de uma sutil, mas não menos expressiva crítica à igreja.


Sem grandes arroubos técnicos, contando a história de forma bem simples, Buñuel faz uma voraz critica, muito expressiva, sobre a burguesia e suas “capas douradas” – que hoje pode ser estendida a todas as classes sociais.


Buñuel sabiamente despe a sociedade aristocrata, a qual se vê presa numa das salas de uma mansão após um jantar formal. Não há nada que os impeça de sair, porém o formalismo e a convenção os fazem refém de portas e grades imaginárias.
Com o decorrer dos dias, as convenções vão caindo, porém as barreiras imaginárias permanecem, momento no qual as mascaras desprendem-se de cada personagem, aforando os mais primitivos instintos.

Porém, como tudo isso seria possível? Como dito antes, os convidados são tomados de tal crise de abulia, talvez uma elevação do grau de passividade já retratado naquelas pessoas - em determinado momento, o médico presente compara o fato de se morrer ao termo "ficar completamente calmo" -. Ao se aproximarem da passagem para outro ambiente da residência, as pessoas sempre acabavam encontrando uma desculpa para evitar a continuação do movimento e, caso insistissem, ficariam prostradas, as forças esgotadas, impedindo os membros de se mexerem.

Ao contrário de Lynch (cujo trabalho de Buñuel foi uma óbvia fonte de inspiração), o realizador espanhol utiliza o silêncio para criar inquietação e desconforto, tanto psicológico como físico, ganhando com isto um maior realismo. Também ao contrário de Lynch, Buñuel utiliza uma estrutura narrativa mais linear e perceptível, em que destaca os diálogos em espanhol com grandes cargas de ironia, muitas vezes pouco perceptíveis quando sujeitos a tradução.

O Anjo Exterminador é, por fim, daqueles filmes para serem vistos e revistos. Preste atenção nos detalhes. O anjo e Buñuel têm sempre algo a dizer.

... Cuspido por Raphael, e informações adicionais IMDB

LUZ , CÂMERA , AÇÃO ...CORTA.


17 comentários:

Marco Antonio Araujo disse...

Tenho quase certeza que está em cartaz no Telecine Cult. Vou dar uma conferida... nada melhor que filmes que permitam uma contestação de valores.

Bom post!

Tiago Cardoso disse...

Kra eu espero ter oprtunidade de assistir...

Valeu pela dica!!!

http://jukeboxmix.blogspot.com/

blog disse...

Obra-prima surrealista.
Assisti nos anos 80, quando a rapaziada ainda se reunia para, após a sessão, trocar idéias cineclubistas.
O urso, as ovelhas, os convidados, a angústia, as aberrações brotando do desespero de cada um.
Fantástico.
Sempre que explico Surrealismo a meus alunos passo o filme. Depois mostro umas telas de Magritte, uns textos do Breton e fica tudo bem.
Ótima recomendação.

Euzer Lopes disse...

Cara, eu me odeio até hoje de eu ter dormido muito mal na noite anterior e não ter ficado acordado para ver este filme num dos canais da TV aqui em casa.
Agora, uma pergunta... Você leu na revista Piauí de fevereiro o que eles falam de alguns filmes italianos?

Tônia disse...

bahhhhhhh

um achado esse blog

valeu a dica.

Anônimo disse...

Ôpa, não poderia deixar de comentar sobre esse filme... Um dos meus favoritos, tanto que o título do meu blog é... O Anjo Exterminador, hehe... Esse filme é simplesmente sensacional. Mas alguém que coloca no blog um título desse é suspeito pra falar, né? hehe.
E gostaria de te fazer uma pergunta... daquele cartaz do filme, será que vc não teria apenas o anjo? Estou querendo colocar ele no meu Blog.
Com indicações desse nível, certamente passarei por aqui mais vezes.

Má | YYY ~ disse...

Deve ser um filme BEMMM interessante, pena que nem o meu pai inha nascido quando ele saiu

HAUSHAUHSUHSAHSUHSAUHSAUHSAUH'

Mass, espero assistir ;D

Metal disse...

Rapaz acho que num vo poder ver esse filme tão cedo...

Mas vlw a dica!!!

Anônimo disse...

A Valeu pela visita!!!
obrigado!!!
Sim johnny depp e burton juntos detonam, com filmes marcantes^^

Pow, adoro cinema antigo, tem filmes muito bons que ficaram perdidos no passado, alguns nem tiveram "nota", gosto de comentar e ler comentários de filmes utrapassados...
Bem, acho que num consigo achar esse filme tão cedo, mas tenho certeza que não esquecerei o nome, e assim que vir ele em qq lugar, farei de tudo pra ver...^^
parabéns pelo seu blog...
Adoro blogs de cinema xD

Abração!

Daniel Augusto disse...

claro q com uma definição dessa fiquei bastante curioso para assitir...

viva os filmes cults...^^'

bye

André Filipe disse...

acho que não terei oportunidade de ver esse filme, mas valeu pela dica ;]


http://cultemdebate.blogspot.com

Dan Dualiby disse...

Para ser sincero, de Buñuel, assisti apenas Un chien andalou, clássico né. Achei a descrição muito interessante! Vou tentar achar nas locadoras mais cults aqui de sp, esses filmes são raridades...
V
ocê estaria interessado em fazer uma parceria, trocar links??
se sim pode me responder pelos comments, muito bom o seu blog!

http://pontodcom.blogspot.com/

Euzer Lopes disse...

Dois ou três posts abaixo deste tem o que eu poderia chamar de PRIMEIRO CAPÍTULO (o título é "Capítulo inédito de uma novela que não vale a pena ver de novo").
Veja lá o que acha.
Obrigado pelo comentário.
E vote na enquete, por favor

Dan Dualiby disse...

Ok!
já coloquei seu link lá!

http://pontodcom.blogspot.com/

Unknown disse...

Ótima dica!
Assim que puder irei assistir!

sacodefilo disse...

Pois é.. a dica é boa, ma infelizmente o acesso a este tipo de filme ainda é muito difícil.
Mas valeu a dica.

carol. disse...

muito bom esse blog!!! E qto o filme, não tive a oportunidade de ver ainda!!! Mas eu amo esse tipo de filme!!!